Frango na Cerveja Preta

O Frango na Cerveja Preta é um prato clássico caseiro de preparo simples e resultado surpreendente. A combinação da cerveja com o frango, o bacon e as especiarias criam um molho escuro, encorpado e levemente adocicado. A finalização com ameixas picadinhas traz profundidade e um toque agridoce que harmoniza perfeitamente com acompanhamentos como purê, arroz branco ou até preparações mais especiais, como um purê de maçã. É uma ótima opção para quem deseja variar o frango do dia a dia com sabor e elegância, sem complicação.

Frango na Cerveja Preta

Categoria: Prato Principal

Especificação: Aves, frango, sem glúten, sem lactose

Tempo de Preparo: 30 minutos

Rendimento: 10 porções

Dificuldade: Fácil

Calorrias por porção (200 g): 344 kcal

Imagem Adriana Tenchini

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picadinha
  • 1/2 xícara de bacon em cubinhos
  • 1 frango em pedaços
  • 1 garrafa de cerveja preta (600 ml) ou 2 latas de cerveja preta
  • 2 folhas de louro

Modo de Preparo:

Em uma panela grossa, aqueça o óleo e refogue o alho, a cebola e o bacon até dourar levemente. Acrescente os pedaços de frango e sele bem todos os lados. Adicione a cerveja preta e as folhas de louro. Cozinhe em fogo médio até que o frango esteja macio e o molho reduza, ficando cremoso, cerca de 20 minutos. Se desejar, adicione as ameixas pretas picadas no final do cozimento. Sirva com purê de maçã e arroz branco ou outro acompanhamento de sua preferência.

Toques Finais e Sugestões:

1. Sugestão de consumo: acompanha muito bem purê de batata, purê de maçã, arroz branco, arroz com amêndoas ou farofa rústica.

2. Variação: pode ser preparado com sobrecoxas ou somente coxas para um cozimento mais uniforme.

3. Curiosidade: versões de frango cozido em cerveja com frutas secas eram comuns na Europa medieval, especialmente nos territórios germânicos e anglo-saxões. Essa combinação de carne, cerveja e frutas agridoces expressava o paladar medieval, que valorizava contrastes de sabores. Esta receita é uma adaptação contemporânea que preserva esse espírito.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

Deixe um comentário