Pastel Frito Caseiro

A receita de hoje tem um valor sentimental. É o Pastel Frito, receita que minha mãe sempre fazia nas nossas festinhas ou quando queríamos comer algo diferente. Ainda lembro ela dizendo: “O segredo para o pastelzinho ficar crocante, cheio de bolinhas, é colocar na massa cachaça ou álcool.” Minha mãe fazia os pastelzinhos recheados com carne moída misturada com batatinha cozida e de banana, que depois de frito salpicava sobre ele açúcar com canela. Além destes, pode-se também rechear com carne vegetal, palmito, jaca, frango, queijo, camarão ou o recheio que sua criatividade o inspirar.

Pesquisei na internet e descobri a origem do pastel. Segundo Adriano Lira[1]:

[…] de acordo com Marcelo Angele, professor de gastronomia do Senac, o pastel é derivado do tradicional Rolinho Primavera da culinária chinesa e do gyosa japonês. “A introdução do pastel no Brasil se deu por meio de imigrantes chineses, que tiveram de se adaptar aos ingredientes disponíveis por aqui”, conta.

Se foram os chineses os “criadores” da receita, então por que vemos tantos japoneses fritando pastéis em feiras e pastelarias em todo o país? O professor Angele explica: “Por conta da Segunda Guerra Mundial, os japoneses abriram pastelarias no intuito de se passarem por chineses, livrando-se, dessa forma, da discriminação que havia na época em razão da aliança entre alemães, italianos e japoneses, inimigos do Brasil no conflito”. FONTE: Revista Casa e Jardim

O Pastel Frito é um salgadinho que agrada a todos e a receita é muito fácil. Tente fazer em casa e depois me conte o que achou.

Pastel Frito Caseiro

Categoria: Café da manhã e Lanches

Especificação: Salgados, Comida de Boteco, Petiscos

Tempo de Preparo: 40 minutos

Rendimento: 15 pastelzinhos

Dificuldade: Fácil

Ingredientes:

  • 1 xícara (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de cachaça ou álcool
  • 1 ou 2 gemas de ovos
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Em uma bowl adicione a farinha de trigo. Abra um buraco no meio e acrescente os outros ingredientes. Amasse com a ponta dos dedos e, se for necessário, pingue água filtrada. Amasse até ficar uma massa homogênea, brilhante e bem bonita. Tampe a bowl com um pano e deixe descansar por meia hora.

Utilize um rolo para abrir a massa, mas abra aos poucos para não ressecar. Corte os pasteis utilizando um aro redondo pequeno ou uma xícara ou um copo. Coloque um pouco de recheio em um dos lados do círculo, dobre a massa e com o auxílio de um garfo aperte para fechar. Disponha em um prato forrado com plástico filme ou farinha de trigo, para que os pastéis não grudem. Também não pode colocar um sobre o outro. Frite em óleo quente. Com o auxílio de uma colher, regue o óleo por cima para ficar empipocado.

Dicas:

1.O recheio não pode ser muito líquido para evitar que estoure durante a fritura.

2. Pode-se utilizar diversos recheios: carne, queijo, carne de soja, palmito, camarão, cogumelos ou o que a sua criatividade imaginar.

3. O pastel de carne e o de queijo pode ser congelado cru. Na hora de fritar utilize óleo em temperatura média.  

4. Fritar é o método de cocção por calor seco (com gordura). É cozinhar o alimento por imersão em um elemento gorduroso quente até adquirir cor e textura crocante.



Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA: Imagem Adriana Tenchini

Deixe um comentário