Pastel Crocante de Carne e Batata

O pastel crocante de carne e batata é uma daquelas receitas que atravessam gerações, carregando memória afetiva, tradição e muito sabor em cada mordida. Esta receita tem um significado muito especial para mim, pois remete às lembranças da minha mãe, que sempre preparava pasteizinhos para as festas da família ou quando queríamos saborear algo diferente em casa. Ainda me recordo dela dizendo: “O segredo para o pastelzinho ficar crocante e cheio de bolinhas é colocar cachaça ou álcool na massa”.

Ela costumava preparar duas versões que faziam sucesso entre crianças e adultos: os pasteizinhos recheados com carne moída e batata, e os de banana, que depois de fritos eram envolvidos em açúcar e canela. Eram receitas simples, mas carregadas de carinho, tradição e sabor.

Além da memória afetiva, o pastel ocupa um lugar de destaque na culinária brasileira. Embora seja considerado um dos maiores símbolos da comida popular nacional, sua história está relacionada às adaptações culinárias desenvolvidas por imigrantes chineses e japoneses que chegaram ao Brasil durante o século XX. Inspirado em preparações orientais semelhantes, o pastel foi ganhando identidade própria, incorporando ingredientes locais e se transformando em um dos alimentos mais populares do país. Embora consumido em todo o Brasil, o pastel moderno tem forte ligação histórica com as feiras livres paulistas, onde se popularizou e ganhou as características que o tornaram um dos maiores símbolos da culinária brasileira.

Presente em feiras livres, lanchonetes, bares e reuniões familiares, o pastel conquistou os brasileiros pela combinação irresistível de massa fina, crocante e dourada com recheios variados. Nesta versão, o tradicional recheio de carne moída e batata traz o sabor das receitas caseiras que marcaram muitas gerações.

Pastel Frito Caseiro

Categoria: Entradas, café da manhã, lanches, petisco, acompanhamento/guarnição

Especificação: Salgados, pastel, comida de boteco, sem lactose, cozinha brasileira (São Paulo)

Tempo de Preparo: 1 hora (incluindo descanso da massa)

Rendimento: 900 gramas – 30 pastéis (com 30 g cada) – 10 porções

Dificuldade: Fácil

Calorias por porção (3 unidades – 90 g): 198 kcal

Imagem Adriana Tenchini.

Ingredientes:

Massa:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de cachaça ou álcool
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher (chá) de sal
  • Água filtrada, se necessário

Recheio de carne e batata:

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 300 g de carne bovina moída
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 240 g de batata inglesa descascada e cortada em cubos pequenos
  • 60 ml de água
  • Salsa e cebolinha picadas a gosto

Modo de Preparo:

Massa:

Em uma tigela média, misture a farinha de trigo e o sal. Abra uma cavidade no centro e adicione o óleo, a cachaça e a gema. Misture inicialmente com uma colher e depois com a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Acrescente pequenas quantidades de água filtrada somente se necessário, até obter uma massa homogênea.

Sove por alguns minutos até ficar lisa, macia e levemente brilhante. Cubra com um pano limpo ou plástico culinário e deixe descansar por 30 minutos.

Recheio de carne e batata:

Aqueça o óleo em uma panela média. Refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o alho e refogue por alguns segundos. Acrescente a carne moída e cozinhe até perder completamente a cor rosada. Tempere com sal e pimenta do reino.

Adicione a batata cortada em cubos pequenos e misture bem. Acrescente a água e cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada. Cozinhe até a batata ficar macia e o líquido evaporar completamente. Finalize com salsa e cebolinha. Transfira para uma travessa e deixe esfriar completamente antes de utilizar.

Montagem e Fritura:

Abra a massa sobre superfície levemente enfarinhada até ficar bem fina. Com um aro redondo ou copo largo, corte discos de aproximadamente 8 cm de diâmetro. Distribua cerca de 20 g de recheio em cada disco. Dobre formando meias-luas. Pressione as bordas com os dedos e finalize a vedação utilizando um garfo. Disponha os pastéis sobre uma superfície enfarinhada sem sobreposição.

Aqueça o óleo entre 170 °C e 180 °C. Frite os pastéis em pequenas quantidades até dourarem. Durante a fritura, regue óleo quente sobre a superfície dos pastéis para favorecer a formação das características bolhas crocantes. Retire e escorra sobre papel absorvente.

Toques Finais e Sugestões:

1. Observação sobre a porção: Esta receita foi ajustada considerando a categoria entradas e petiscos. A porção de 3 unidades por pessoa segue como referência para consumo moderado, podendo variar conforme o contexto da refeição. Para mais detalhes, consulte o post A Composição do Almoço e do Jantar.

2. Dicas de preparo e consumo:

  • Evite recheios excessivamente úmidos para não comprometer a vedação da massa.
  • O pastel pode ser servido como petisco, entrada, lanche ou acompanhamento.
  • A receita permite inúmeras variações de recheio, como frango desfiado, queijo, palmito, camarão, cogumelos, carne vegetal ou jaca temperada.
  • Para congelar, distribua os pastéis crus em uma assadeira sem sobreposição. Após congelados, transfira para embalagens adequadas e mantenha sob congelamento por até 3 meses.
  • Para preparar a tradicional versão doce, recheie os discos com banana madura picada ou levemente amassada. Após a fritura, passe os pastéis ainda quentes em uma mistura de açúcar e
Pastel com recheio de banana

3. Curiosidades:

  • A cachaça ou o álcool utilizado na massa evapora durante a fritura, favorecendo a formação das pequenas bolhas que deixam o pastel mais crocante.
  • O pastel brasileiro desenvolveu características próprias a partir da adaptação de preparações orientais trazidas por imigrantes asiáticos.
  • As feiras livres contribuíram decisivamente para a popularização do pastel em todas as regiões do Brasil.
  • A combinação de carne moída e batata está entre os recheios caseiros mais tradicionais, proporcionando textura macia e sabor equilibrado. O pastel é um dos alimentos mais populares em feiras livres no Brasil, sendo símbolo da comida de rua nacional.

Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA: Imagem Adriana Tenchini

Deixe um comentário