Maionese Caseira

O Molho Maionese é um molho condimentado preparado com ovos, óleo vegetal e um líquido ácido, geralmente vinagre ou suco de limão. A maionese é uma emulsão, mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, que não se misturam e mantêm as suas características distintas após serem combinados. Para formar uma emulsão estável que permaneça homogênea mesmo após algum tempo, é necessário um ingrediente emulsionante (gema de ovo ou mostarda).

Quanto a sua origem existem contradições. Segundo a versão francesa, a maionese foi uma invenção do chef francês do Duque de Richelieu em 1756. Enquanto o Duque derrotava as forças britânicas no porto de Mahon (atual ilha espanhola de Minorca), o chef preparava um banquete, porém, não tinha creme de leite. Neste caso, ele improvisou um molho com ovos e azeite e o batizou de “mahonese” em homenagem a vitória do Duque. Já a versão espanhola conta que a maionese era uma receita já existia na Espanha e que o chef francês aprendeu a preparação com a população local. Existe ainda uma outra teoria de que a maionese é uma derivação do molho Aioli (combinação de alho e óleo) e existe desde a época de Plínio (escritor da Antiga Roma) que a publicou no século I. Apesar das incertezas de sua origem, o molho maionese ganhou destaque com o chef francês Carême (1784-1833). Ele tornou o molho mais leve trocando o azeite por óleo vegetal de sabor neutro e mais fácil de emulsionar substituindo os ovos pelas gemas. Em 1912, um alemão radicado nos Estados Unidos, Richard Hellmann abriu a primeira fábrica da Hellmann’s.

A maionese é largamente utilizada na finalização de sanduíches, mas também pode ser utilizada em diversos pratos, tais como: saladas, vegetais, carnes, massas, tortas e até bolos.

Maionese Caseira

Categoria:  Couvert, Acompanhamento/Guarnição, lanches, petiscos

Especificação: Molho Condimentado, Molho Emulsionado, Molho Frio, Cozinha Internacional (França e Espanha)

Tempo de Preparo: 15 minutos

Rendimento: 8 porções

Dificuldade: Fácil

Maionese. Imagem Adriana Tenchini.

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • Óleo de soja, o suficiente para dar o ponto de creme (+ ou – 250 ml)
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Coloque os ovos e o suco de limão no liquidificador. Ligue o liquidificador e sem parar de bater, despeje aos poucos o óleo até o líquido se transformar em um creme. Desligue o liquidificador, coloque em um pote hermético, salgue e leve para gelar. Essa maionese tem validade de no máximo 5 dias.

Dicas:

1. O


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA:

Deixe um comentário