Tempero Baiano

Origem: Nordeste brasileiro

Composição: Cominho em pó (principal), Pimenta do reino moída, Coentro em pó, Cúrcuma em pó, Cebola em pó, Alho em pó, Urucum em pó e sal. A composição varia nas regiões nordestinas, podendo incluir Pimenta da Jamaica, Amido de milho, Orégano em pó, Pimenta Calabresa em pó, entre outros.

Características: Tempero típico da Bahia e do Nordeste em geral, utilizado amplamente na gastronomia local. Causa tanto adoração como repulsa. É encontrado nos mercados ou pode-se ainda produzir o seu tempero.

Uso na Gastronomia: vatapá, acarajé, moqueca, peixes, frutos do mar, aves, carnes em geral, ensopados etc.

Categoria: Aromáticos, Condimentos

Especificação: Cozinha Brasileira (Nordeste), Especiarias

Tempo de Preparo: 10 minutos

Rendimento: 220 gramas

Dificuldade: Fácil

Ingredientes:

  • 2 Colheres (sopa) de cominho em pó
  • 2 Colheres (sopa) de pimenta do reino moída,
  • 2 Colheres (sopa) de coentro em pó
  • 2 Colheres (sopa) de cúrcuma em pó
  • 2 Colheres (sopa) de cebola em pó
  • 2 Colheres (sopa) de alho em pó
  • 2 Colheres (sopa) de urucum em pó
  • 1 colher (sopa) de pimenta caiena
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

Deixe um comentário