Vegetais e
Cogumelos
Vegetais e Cogumelos
“Tomate e orégano tornam italiano; Vinho e estragão torna francês. Creme ácido torna russo; Limão e canela tornam grego. Molho de soja torna chinês; Alho torna bom.” (Alice May Brock)
Os vegetais e cogumelos estão no coração de uma alimentação equilibrada e criativa. Coloridos, versáteis e nutritivos, eles são protagonistas de preparos simples do cotidiano e também de pratos sofisticados da alta gastronomia. Nesta página, vamos explorar os grupos que compõem esse universo: hortaliças, cereais, leguminosas, oleaginosas e cogumelos comestíveis, cada qual com suas particularidades botânicas, funções nutricionais e infinitas possibilidades culinárias.
As hortaliças, cultivadas em hortas e amplamente consumidas no mundo inteiro, incluem uma variedade de partes comestíveis das plantas: folhas, flores, frutos, raízes, tubérculos, bulbos, caules e sementes. Segundo a Anvisa, elas podem ser organizadas em três grandes grupos: legumes (como cenoura, abóbora e batata), verduras (como alface, espinafre e couve) e frutas hortícolas (como tomate e pimentão). Saber essa classificação ajuda na escolha de ingredientes, no planejamento de cardápios e até no preparo adequado de cada item.
Além das hortaliças, os cereais fazem parte essencial da nossa base alimentar. São grãos provenientes de gramíneas, ricos em amido e nutrientes diversos. Arroz, milho, trigo, cevada, aveia e centeio são apenas alguns exemplos que, em suas diferentes formas) grãos inteiros, farinhas ou flocos), compõem receitas do dia a dia e preparações fundamentais como pães, massas, mingaus e bolos.
As leguminosas, por sua vez, são grãos que se desenvolvem em vagens, como o feijão, a ervilha, o grão-de-bico, a lentilha e a soja, e representam uma das fontes vegetais mais importantes de proteínas, fibras e minerais. Tradicionalmente combinadas com cereais (como o clássico arroz com feijão), elas contribuem para uma dieta equilibrada e acessível, e são fundamentais tanto na culinária popular quanto em dietas vegetarianas e veganas.
Já as oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e sementes como as de girassol ou abóbora, são fontes concentradas de gorduras saudáveis, proteínas, fibras e micronutrientes. Consumidas in natura, tostadas ou incorporadas a receitas doces e salgadas, elas fornecem sabor, crocância e valor nutricional a diversos pratos, do café da manhã a sobremesas elaboradas.
Por fim, os cogumelos comestíveis (organismos do reino Fungi) merecem um lugar de destaque. Embora não sejam vegetais, estão sempre presentes nas cozinhas do mundo por seu sabor umami, textura peculiar e valor gastronômico. Além dos tipos mais conhecidos como champignon, shiitake e shimeji, o universo dos fungos comestíveis ainda inclui espécies selvagens valorizadas pela alta gastronomia. Eles também estão relacionados a processos de fermentação, fabricação de queijos e bebidas, mostrando sua presença discreta, porém poderosa, na culinária.
Nesta página, vamos descobrir como trabalhar com todos esses ingredientes, respeitando suas características, aprendendo a extrair o melhor de suas texturas e sabores e celebrando a riqueza que eles oferecem à nossa mesa.
Importante destacar que também incluímos aqui receitas preparadas com frutas frescas como maçã, pera, figo ou abacaxi, mas sempre em pratos salgados. Embora naturalmente doces, essas frutas ganham novos contornos quando combinadas com especiarias, ervas, carnes ou vegetais. As frutas em preparações doces estão reunidas em outras páginas deste livro, mais adequados à confeitaria e sobremesas. Aqui, exploramos o uso criativo e salgado das frutas como parte de uma culinária ousada e surpreendente.
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Receitas
- Acompanhamento / Guarnição
- Alimentação: Base da Vida
- Almoço e Jantar
- Arroz e Feijão: Juntos ou Separados
- Aves
- Batatas
- Bebidas
- Bolinhos, Biscoitos e Cookies
- Bolos, Tortas Doces e Cia
- Café da Manhã e Lanches
- Caldas, Coberturas e Recheios Doce
- Caldos, Sopas e Cremes
- Carnes Vermelhas
- Ceia de Natal
- Ceia de Réveillon
- Comida de Boteco
- Conceitos e Teorias de Gastronomia
- Confraternizações
- Cozinha Brasileira
- Cozinha Internacional
- Couvert e Antepastos
- Dicas de Cozinha
- Dicas – Momentos Especiais
- Docinhos, Bombons e Balas
- Entradas
- Ervas Aromáticas, Temperos e Marinadas
- Farofas, Panquecas e Ovos
- Geleias, Compotas e Doces de Frutas
- Ingredientes
- Laticínios e Proteínas Vegetais
- Massas Secas, Frescas e Recheadas
- Molhos Quentes e Frios
- Momentos Especiais
- Pães e Pãezinhos
- Panificação e Confeitaria
- Pavês, Pudins, Cremes e Sorvetes
- Peixes e Frutos do Mar
- Prato Principal
- Purês, Patês e Afins
- Queijos e Outros Laticínios
- Saladas
- Salgadinhos e Petiscos
- Sanduíches
- Sem Glúten
- Sem Lactose
- Sobremesas Clássicas e Contemporâneas
- Tortas Salgadas, Empadões e Quiches
- Vegana
- Vegetais e Cogumelos
- Vegetariana
- Vídeos
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design, web design, terapia holística, esoterismo e outros. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou das Receitas? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
Siga as minhas redes sociais.
Imagem Capa: Imagem Adriana Tenchini
