Frango com Vodca e Laranja

O Frango com Vodca e Laranja é saboroso, macio, suculento e aromático. É fácil de fazer. Experimente!

Frango com Vodca e Laranja

Categoria: Prato Principal

Especificação: Aves, Frango

Tempo de Preparo: 40 minutos

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: Fácil

Frango com Vodka e Laranja. Imagem Adriana Tenchini.

Ingredientes:

  • 2 peitos de frango com ossos, inteiros ou cortados ao meio
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 xícaras de fundo de aves
  • 200 ml de suco de laranja (+ ou – 3 laranjas)
  • 40 ml de vodca
  • 1 colher (sopa) de maisena

Modo de Preparo:

Tempere os peitos de frango com sal e pimenta do reino. Sele os peitos de frango no óleo. Leve ao forno pré-aquecido para assar por 30 minutos. Retire os ossos e a pele dos peitos e descarte. Coloque os filés sem os ossos em uma panela. Deglace a assadeira com o fundo de aves, coe e adicione na panela com os filés. Acrescente o suco das laranjas e a vodca. Ajuste o sal e deixe ferver em fogo médio por 10 minutos. Deixe engrossar e concentrar principalmente o gosto da laranja.

Com uma escumadeira retire os filés e coloque em uma travessa de servir. Misture a maisena em um pouco de água e engrosse o molho mexendo sempre para não empelotar. Ajuste o sal. Derrame o molho sobre os filés na travessa. Sirva acompanhado de arroz branco (arroz pilaf).

Dicas:

1. Faça os peitos de frango com os ossos, pois estes dão mais sabor à carne e ao caldo.

2. Selar é deixar dourar a carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para “selar” (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento.

3. Deglaçar é colocar um líquido (água, vinho, caldo etc.) em uma panela ou tabuleiro para soltar os sucos do cozimento que ficam grudados no fundo.

4. Fundo de Aves é uma preparação aromática e concentrada, feita a partir de carcaças e aparas de aves, mirepoix (cebola, cenoura, salsão, alho poró), ervas, especiarias e água. Se quiser pode adicionar pedaços ou aparas, desde que em perfeito estado de conservação. O cozimento é realizado em fogo brando por no mínimo uma hora. Os fundos substituem a água pura em diversas preparações tais como: caldo, molho, sopa, risoto, massa, entre outros, realçando e/ou alterando o sabor das composições.

5. Ferver é o método de cocção por calor úmido e consiste em cozinhar o alimento através de um líquido fervente em ebulição (100ºC). Pode ser iniciado a frio ou a quente, ou seja, o alimento é colocado na água fria até que atinja a fervura.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA:

Deixe um comentário