É o nosso arroz do dia a dia! Arroz pilaf é o nome utilizado em uma cozinha comercial ao se preparar um arroz branco. Pilaf é um método de preparo onde cada grão de arroz fica separado e fofo – arroz soltinho. Este método tem origem no Oriente Médio, entre os turcos e persas. Seus primeiros registros estão descritos nas histórias de Alexandre Magno.
O Arroz Pilaf foi servido para Alexandre, o Grande em um banquete, os seus soldados levaram a preparação de volta a Macedônia e o método se espalhou por toda a Grécia Antiga. Os árabes e judeus posteriormente desenvolveram a sua confecção. Na cozinha indiana, o arroz pilaf é acrescido de especiarias, tais como, cardamomo, anis estrelado e canela em pau.
Arroz Pilaf
Categoria: Acompanhamento / Guarnição
Especificação: Arroz
Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos
Dificuldade: Fácil

Ingredientes:
- 100 gramas de Arroz branco
- 20 ml óleo de soja
- 2 dentes de alho
- 20 gramas de cebola em brunoise
- 200 ml de caldo de legumes
- Sal, q.b.[1]
[1] Q.b. – Quanto bastar.
Modo de Preparo:
Refogar o alho e a cebola no óleo até dourar. Acrescentar o arroz e mexer em N até que os grãos fiquem soltinhos e ligeiramente translúcidos. Acrescentar o caldo de legumes e o sal.
Quando entrar em ebulição, tampar a panela e cozinhar em fogo médio, sem mexer, até que o arroz tenha absorvido todo o líquido. Outra opção é terminar o cozimento no forno, com o recipiente tampado, entre 190ºC e 200ºC por 20 minutos, aproximadamente.

Dicas:
- O pilaf pode ser feito com qualquer caldo (pato, cordeiro, boi, porco, frango, legumes etc.) e ainda pode ser guarnecido com legumes adicionados no início da cocção.
2. Como calcular a quantidade de arroz cru por pessoa:
- Caso o arroz seja servido como acompanhamento, a quantidade de arroz para uma pessoa é de ¼ de xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 50 gramas.
- Se o arroz for servido como prato principal (risoto, galinhada etc.), a quantidade de arroz é de ½ xícara de chá de arroz cru para cada pessoa, aproximadamente 100 gramas
- O arroz durante o cozimento quase triplica seu tamanho. Neste caso, 100 gramas de arroz cru equivalem a uma média de 260 a 280 gramas de arroz cozido.
Esta receita foi testada previamente e faz parte do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).
Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Receitas
- Acompanhamento / Guarnição
- Arroz e Feijão: Juntos ou Separados
- Aves
- Batatas
- Bebidas
- Bolos e Torras Doces
- Café da Manhã e Lanches
- Carnes
- Comida de Boteco e Petiscos
- Cozinha Brasileira
- Cozinha Internacional
- Entradas
- Farofas, Panquecas e Ovos
- Fundos Caldos e Sopas
- Massas
- Molhos Quentes e Frios
- Momentos Especiais
- Patês, Purês e Afins
- Peixes e Frutos do Mar
- Pizzas, Suflês e Tortas Salgadas
- Prato Principal
- Queijos e Leites Vegetais
- Saladas e Molhos Especiais
- Salgadinhos e Docinhos
- Sanduíches, Pães e Cia
- Sem Lactose
- Sobremesas
- Vegetariana / Vegana
Alface Amor Amor Além do Tempo Arroz Berinjela Camarão Ceia Coimbra Comida da vovó Conceitos e Teorias Cozinha Internacional Editora sete autores Encanto Espiritualidade Farofa Gastronomia História da alimentação História da gastronomia Infância Itália Lançamento Lombo Menu Natalino Mineirice Molhos Pate Patês Petisco Poesia Portugal Psicografia Páginas Perdidas Quaresma Receitas Receitas reveillon Romance mediúnico Saladas Sem Lactose Sobremesas Sobremesas sem lactose Tomate Vegana Vegetariana Vídeos Youtube

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
Siga as minhas redes sociais.