Arroz Pilaf

É o nosso arroz do dia a dia! Arroz pilaf é o nome utilizado em uma cozinha comercial ao se preparar um arroz branco. Pilaf é um método de preparo onde cada grão de arroz fica separado e fofo – arroz soltinho. Este método tem origem no Oriente Médio, entre os turcos e persas. Seus primeiros registros estão descritos nas histórias de Alexandre Magno.

O Arroz Pilaf foi servido para Alexandre, o Grande em um banquete, os seus soldados levaram a preparação de volta a Macedônia e o método se espalhou por toda a Grécia Antiga. Os árabes e judeus posteriormente desenvolveram a sua confecção. Na cozinha indiana, o arroz pilaf é acrescido de especiarias, tais como, cardamomo, anis estrelado e canela em pau.

Arroz Pilaf

Categoria: Acompanhamento / Guarnição

Especificação: Arroz

Rendimento: 2 porções

Tempo de Preparo: 25 minutos

Dificuldade: Fácil

Ingredientes:

  • 100 gramas de Arroz branco
  • 20 ml óleo de soja
  • 2 dentes de alho
  • 20 gramas de cebola em brunoise
  • 200 ml de caldo de legumes
  • Sal, q.b.[1]

[1] Q.b. – Quanto bastar.

Modo de Preparo:

Refogar o alho e a cebola no óleo até dourar. Acrescentar o arroz e mexer em N até que os grãos fiquem soltinhos e ligeiramente translúcidos. Acrescentar o caldo de legumes e o sal.

Quando entrar em ebulição, tampar a panela e cozinhar em fogo médio, sem mexer, até que o arroz tenha absorvido todo o líquido. Outra opção é terminar o cozimento no forno, com o recipiente tampado, entre 190ºC e 200ºC por 20 minutos, aproximadamente.

Dicas:

  1. O pilaf pode ser feito com qualquer caldo (pato, cordeiro, boi, porco, frango, legumes etc.) e ainda pode ser guarnecido com legumes adicionados no início da cocção.

2. Como calcular a quantidade de arroz cru por pessoa:

  • Caso o arroz seja servido como acompanhamento, a quantidade de arroz para uma pessoa é de ¼ de xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 50 gramas.
  • Se o arroz for servido como prato principal (risoto, galinhada etc.), a quantidade de arroz é de ½ xícara de chá de arroz cru para cada pessoa, aproximadamente 100 gramas
  • O arroz durante o cozimento quase triplica seu tamanho. Neste caso, 100 gramas de arroz cru equivalem a uma média de 260 a 280 gramas de arroz cozido.

Esta receita foi testada previamente e faz parte do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: