Moqueca Baiana

Com influências indígenas, africanas e portuguesas, a moqueca é um dos pratos mais conhecidos do Brasil. É um saboroso ensopado rico em ervas e especiarias que podem ser de peixes e/ou frutos do mar. Existem diversas versões, inclusive vegetarianas em que a proteína de origem animal é substituída por banana da terra, palmito, cogumelos, polpa de caju verde, berinjela entre outros.

Cada estado brasileiro tem a sua receita, sendo que a moqueca é um prato típico dos estados do Espírito Santo, Bahia e Pará. Como vimos anteriormente, a Moqueca Capixaba é um prato leve, preparado com tomate, óleo de urucum, peixes como badejo e camarão, sendo considerada com ícone do Espírito Santo e tem um dia dedicado a ela. A Moqueca Paraense utiliza peixes amazônicos e ingredientes que simboliza os sabores do Norte do Brasil como castanha do Pará, tucupi, jambu, entre outros.

Já a Moqueca Baiana incorpora ingredientes e técnicas culinárias africanas, como azeite de dendê e o leite de coco, que conferem ao prato um sabor rico e uma textura cremosa. A receita a seguir é uma Moqueca Baiana com seus sabores e aromas especiais. Ela é preparada com peixe robalo ou garoupa (mas pode ser utilizado outros peixes) que é temperado com tomate, cebola, pimentão, alho, coentro, pimenta de cheiro e suco de limão, tudo muito bem picadinho. Após temperado é colocado em uma panela de barro e regado com azeite e azeite de dendê. Ao final do cozimento adiciona-se camarões, leite de coco e mais um pouquinho de azeite de dendê. Esta iguaria deliciosa é servida acompanhada de arroz branco e farofa de dendê e se quiser, pode também incluir como acompanhamento o saboroso Vatapá.

Moqueca Baiana

Categoria:  Prato Principal

Especificação: Peixes e Frutos do mar, Cozinha Brasileira (Bahia)

Tempo de Preparo: 30 minutos

Rendimento:  porções

Dificuldade: Fácil

Imagem Adriana Tenchini.

Ingredientes:

  • 2 postas de robalo ou garoupa
  • 1 tomate madura
  • 1 cebola média
  • 1/2 pimentão verde
  • 1 dente de alho
  • 5 ramos de coentro
  • 2 pimentas de cheiro, sem sementes e picada
  • 1/2 limão (suco)
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
  • 400 gramas de camarão médio, sem pele e sem cabeça, limpos (opcional)
  • 100 ml de leite de coco

Modo de Preparo:

Lave o peixe com um pouco de suco de limão. Pique muito bem o tomate, a cebola e o pimentão junto com o alho, o coentro e a pimenta-de-cheiro e misture com suco de limão. (Na Bahia, os legumes são “machucados” no pilão). Envolva o peixe nesta mistura, tempere com sal e coloque numa panela, de preferência de barro. Regue com o azeite e metade do azeite-de-dendê, tampe e leve ao fogo, sem acrescentar água. Faltando um pouco para o final do cozimento, coloque os camarões, o leite de coco e regue com o azeite-de-dendê restante.

Sirva com Arroz Branco e Farofa de Dendê. Esta moqueca é, também, muito boa acompanhada de Vatapá.

Dicas:

1.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA:

Deixe um comentário