Frango ao Estilo de Apício
O Pullum Apicianum é uma preparação inspirada na tradição culinária da Roma antiga e associada ao nome do célebre cozinheiro romano Marco Gávio Apício[1]. A culinária desse período valorizava combinações de sabores doces e ácidos, com o uso de ingredientes como mel, vinho, vinagre e diferentes especiarias para criar preparações aromáticas e complexas. Nos banquetes romanos, a comida também desempenhava um papel social, expressando hospitalidade, prestígio e refinamento.
Esta versão é uma adaptação contemporânea inspirada nessa tradição, que combina frango, mel, vinho branco, vinagre e especiarias. A receita busca recuperar características sensoriais associadas à cozinha romana antiga, reinterpretando-as para o preparo doméstico atual.
Pullum Apicianum
Categoria: Prato principal,
Especificação: Aves, frango, cozinha internacional (Itália), sem glúten, sem lactose
Tempo de Preparo: 1h10
Rendimento: 800 gramas – 4 porções
Dificuldade: Fácil
Calorrias por porção (200 g): 320 kcal

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 frango cortado em pedaços (aprox. 1 kg)
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 taça (150 ml) de vinho branco seco
- 1 colher (chá) de vinagre de vinho
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
- 1 pitada de cominho
- 1 pitada de canela
- Sal a gosto
- Água, o suficiente
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango de todos os lados, até que fiquem bem selados.
Em um recipiente, misture o mel, o vinho branco, o vinagre e as especiarias. Despeje essa mistura sobre o frango e mexa delicadamente para envolver os pedaços. Acrescente água até atingir aproximadamente a metade da altura do frango.
Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 45 minutos, mexendo ocasionalmente e verificando o nível do líquido. Durante o cozimento, acrescente pequenas quantidades de água sempre que necessário para evitar que o fundo da panela seque antes de o frango ficar cozido. O tempo pode variar conforme o tamanho dos pedaços; o frango deve estar completamente cozido e macio.
Quando o frango estiver cozido, retire a tampa e deixe o líquido evaporar em fogo baixo, até que diminua consideravelmente e reste apenas uma pequena quantidade no fundo da panela. Ajuste o sal e sirva ainda quente, acompanhado de pães rústicos ou legumes assados.

Toques Finais e Sugestões:
1. Porcionamento: A porção foi calculada considerando o prato como preparação principal à base de proteína animal com osso, servida como elemento central da refeição, conforme o post A Composição do Almoço e do Jantar.
2. Dicas de consumo: Sirva acompanhado de pães rústicos, como focaccia ou pão de fermentação natural, que ajudam a aproveitar o molho espesso e aromático. Outra opção é combinar com legumes assados (cenoura, abóbora ou batata-doce), que equilibram o dulçor do mel. Para uma experiência mais próxima da tradição romana, ofereça também frutas secas, como tâmaras e figos, no mesmo banquete.
3. Harmonização: O prato combina bem com vinhos brancos encorpados (Chardonnay, Viognier) ou tintos leves (Pinot Noir).
4. Curiosidade: Na Roma antiga, o mel era o principal adoçante, já que o açúcar ainda não era conhecido. Ele aparecia tanto em preparações salgadas quanto em sobremesas.
[1] Marco Gávio Apício é tradicionalmente associado à obra De Re Coquinaria, um dos mais antigos compêndios de receitas do mundo, datado entre os séculos IV e V, que preserva práticas culinárias da Roma imperial.
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Receitas
- Acompanhamento / Guarnição
- Alimentação: Base da Vida
- Almoço e Jantar
- Arroz e Feijão: Juntos ou Separados
- Aves
- Batatas
- Bebidas
- Bolinhos, Biscoitos e Cookies
- Bolos, Tortas Doces e Cia
- Café da Manhã e Lanches
- Caldas, Coberturas e Recheios Doce
- Caldos, Sopas e Cremes
- Carnes Vermelhas
- Ceia de Natal
- Ceia de Réveillon
- Comida de Boteco
- Conceitos e Teorias de Gastronomia
- Confraternizações
- Cozinha Brasileira
- Cozinha Internacional
- Couvert e Antepastos
- Dicas de Cozinha
- Dicas – Momentos Especiais
- Docinhos, Bombons e Balas
- Entradas
- Ervas Aromáticas, Temperos e Marinadas
- Farofas, Panquecas e Ovos
- Geleias, Compotas e Doces de Frutas
- Ingredientes
- Laticínios e Proteínas Vegetais
- Massas Secas, Frescas e Recheadas
- Molhos Quentes e Frios
- Momentos Especiais
- Pães e Pãezinhos
- Panificação e Confeitaria
- Pavês, Pudins, Cremes e Sorvetes
- Peixes e Frutos do Mar
- Prato Principal
- Purês, Patês e Afins
- Queijos e Outros Laticínios
- Saladas
- Salgadinhos e Petiscos
- Sanduíches
- Sem Glúten
- Sem Lactose
- Sobremesas Clássicas e Contemporâneas
- Tortas Salgadas, Empadões e Quiches
- Vegana
- Vegetais e Cogumelos
- Vegetariana
- Vídeos

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
