Uma ótima dica para um momento especial. Este prato eu aprendi em um curso de culinária que fiz ainda adolescente e em momentos especiais sempre gosto de incluí-lo no cardápio, por ter uma ótima aparência e ser muito saboroso. A carne de lombo é mais seca, mas este recheio aumenta a suculência. A parte mais difícil desta receita é abrir uma “manta” do lombo para colocar os recheios. Para aqueles que não dominam esta técnica, podem solicitar ao próprio açougueiro no momento da compra.
Rocambole de Lombo com Redução de Vinho Tinto
Categoria: Prato Principal
Especificação: Carnes vermelha, Carne suína
Tempo de Pré-preparo: 3 horas
Tempo de Preparo: 2 horas
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Médio




Ingredientes:
Marinada:
- 2 kg de lombo de porco
- 2 colheres (sopa) de sal
- 3 dentes de alho esmagado
- 1 cebola, em brunoise
- 2 limões
Montagem do Rocambole:
- 10 fatias de pão de forma
- 2 xícaras de leite
- 8 maçãs cortadas em fatias, sem casca e sem sementes
- 1 cebola ralada
- 80 gramas de ameixas pretas secas, sem caroços e picadas
- 6 gemas
- 1 pimentão verde, em brunoise
- 2 cenouras raladas
- pimenta do reino, q.b.[1]
- sal, q.b.
- 200 gramas de bacon, fatiado
- Mel para pincelar
Molho:
- Deglaçagem da assadeira
- 1 xícara de água
- 1 cebola ralada
- 3 dentes de alho amassados
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 xícaras de vinho tinto seco
[1] Q.b. – quanto bastar.
Modo de Preparo:
Coloque o lombo para marinar por três horas com o sal, o alho, a cebola e o suco dos limões. Decorrido esse tempo, com o auxílio de uma faca afiada, vá abrindo o lombo até obter uma “manta” de carne que possa ser enrolada depois. Reserve o líquido da marinada.
Numa tigela a parte, coloque as fatias de pão de forma, regue com o leite e deixe de molho por uns 15 minutos. Espalhe as fatias de maçã num prato e regue com o suco de dois limões, para evitar que fiquem escuras.
Escorra as fatias de pão e, em outra vasilha, esprema com mãos até formar uma pasta. Adicione a cebola ralada, as ameixas pretas, as gemas, o pimentão, as cenouras, a pimenta do reino e o sal. Misture bem até obter um purê consistente. Espalhe o purê preparado sobre o lombo. Em seguida, disponha as fatias de maçã e sobre elas, o bacon fatiado.
Enrole o lombo como se fosse um rocambole, amarrando firme com um barbante em toda a sua extensão para evitar que o recheio escape. Prenda bem as duas extremidades. Coloque-o em uma assadeira juntamente com o líquido da marinada reservada e cubra com papel alumínio.
Leve ao forno pré-aquecido, por cerca de 1 hora e meia. De vez em quando, levante o papel e regue o rocambole com o líquido da assadeira. À medida que o líquido for secando, adicione água. Decorrido o tempo, retire o papel alumínio e pincele mel sobre o lombo. Deixe por mais 5 a 10 minutos para dourar.
Molho:
Deglaçar o fundo da assadeira com uma xícara de água (ver dicas abaixo) e bater tudo no liquidificador. Reserve. Em uma panela, doure o alho e a cebola no azeite. Adicione o vinho tinto e ferva por uns 5 minutos para o álcool evaporar. Em seguida, misture o caldo reservado e deixe reduzir até que obtenha a consistência de molho.
Corte o lombo em fatias com espessura de um dedo e disponha em uma travessa. Tenha cuidado ao cortar para não desmontar. O molho pode ser servido a parte ou despejado sobre o lombo.

Dicas:
1. Marinar é deixar as carnes, aves ou pescados de molho em líquido adicionado de aromáticos, por determinado tempo, com o objetivo de agregar sabor e, muitas vezes, alterar a textura. Geralmente a marinada é composta de um meio ácido (vinho, vinagre, limão etc.) e aromáticos (mirepoix, ervas e especiarias).
2. O leite usado para demolhar o pão de forma pode ser substituído por leite vegetal, sendo melhor o leite de coco por ter um sabor mais suave, não marcante.
3. Assar é o método de cocção por calor seco (sem gordura) podendo ter a utilização de vapor, em que o item é cozido em forno ou espeto, sobre fogo ou condução através de uma resistência.
4. Para deglaçar, coloque a assadeira sobre a chama do fogão e adicione a água. Espere aquecer até que solte todos os resíduos do cozimento do lombo, são eles os formadores do sabor dos molhos e reduções.
5. Deglaçar é colocar um líquido (água, vinho, caldo etc.) em uma panela ou tabuleiro para soltar os sucos do cozimento que ficam grudados no fundo.
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Receitas
- Acompanhamento / Guarnição
- Alimentação: Base da Vida
- Almoço e Jantar
- Arroz e Feijão: Juntos ou Separados
- Aves
- Batatas
- Bebidas
- Bolinhos, Biscoitos e Cookies
- Bolos, Tortas Doces e Cia
- Café da Manhã e Lanches
- Caldas, Coberturas e Recheios Doce
- Caldos, Sopas e Cremes
- Carnes Vermelhas
- Ceia de Natal
- Ceia de Réveillon
- Comida de Boteco
- Conceitos e Teorias de Gastronomia
- Confraternizações
- Cozinha Brasileira
- Cozinha Internacional
- Couvert e Antepastos
- Dicas de Cozinha
- Dicas – Momentos Especiais
- Docinhos, Bombons e Balas
- Entradas
- Ervas Aromáticas, Temperos e Marinadas
- Farofas, Panquecas e Ovos
- Geleias, Compotas e Doces de Frutas
- Ingredientes
- Laticínios e Proteínas Vegetais
- Massas Secas, Frescas e Recheadas
- Molhos Quentes e Frios
- Momentos Especiais
- Pães e Pãezinhos
- Panificação e Confeitaria
- Pavês, Pudins, Cremes e Sorvetes
- Peixes e Frutos do Mar
- Prato Principal
- Purês, Patês e Afins
- Queijos e Outros Laticínios
- Saladas
- Salgadinhos e Petiscos
- Sanduíches
- Sem Glúten
- Sem Lactose
- Sobremesas Clássicas e Contemporâneas
- Tortas Salgadas, Empadões e Quiches
- Vegana
- Vegetais e Cogumelos
- Vegetariana
- Vídeos

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
Siga as minhas redes sociais.
FONTES IMAGENS: Adriana Tenchini
