Espaguete à Carbonara. Prato típico de Roma.

Em Roma, a paixão pelas massas parece bater todos os recordes, e foi nesta cidade, segundo a opinião de seus habitantes, que surgiram criações de fama mundial como o spaghetti alla carbonara, os bavette alla carrettiera, os spaghetti all’amatriciana e os spaghetti alla putanesca. A cidade Eterna é cheia de contrastes, ricos e pobres vivem a poucos metros de distância. A paixão pela “pasta” é o elo que une todos, mas para os romanos menos abastados, a massa constitui um prato acessível, farto, saudável e, acima de tudo, saboroso.

Espaguete à Carbonara

Categoria: Acompanhamento/Guarnição, Prato principal

Especificação: Massa Seca, Massa Longa (Espaguete), Cozinha Internacional (Itália – Roma),

Tempo de Preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: Fácil

Imagem de Wow Phochiangrak por Pixabay

Ingredientes:

  • 500 g de espaguete
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 200 g de bacon em cubinhos
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 1 cebola em cubos
  • 4 ovos
  • 2 gemas de ovos
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • Sal, a gosto
  • Pimenta do reino, q.b.
  • Salsinha para finalizar

Modo de Preparo:

Cozinhe o espaguete em bastante água com sal até ficarem al dente. Enquanto isso, doure o bacon no azeite até ficar crocante. Adicione a cebola e o alho, deixe dourar, apague o fogo e reserve.

Em uma bowl bata as gemas, os ovos, o queijo ralado, uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. Retire o espaguete da água quente, colocando direto na panela com o bacon e salteie. Apague o fogo. Mexa bem.

Acrescente a mistura de ovos com o queijo misturando bem e de forma rápida, evitando que os ovos toquem o fundo da panela diretamente. Isso pode cozinhar os ovos deixando o Carbonara com aspecto de ovos mexidos. Salpique salsinha. Sirva imediatamente.

Dicas:

1. O espaguete à Carbonara não é macarrão com bacon e ovos mexidos. Os ingredientes do molho (ovos batidos) devem ser misturados antecipadamente e fora do fogo. Ele será aquecido somente com o calor da massa cozida.

2. Segredo: Para que os ovos fiquem grudados na massa, junte o espaguete no centro da panela, apague o fogo, jogue o molho (ovos batidos) por cima do macarrão e fique mexendo.

3. Fervura é o método de cocção por calor úmido que consiste em cozinhar o alimento de forma lenta em um líquido fervente em ebulição (ferver) ou com temperaturas menores (fervura branda).

4. Saltear é o método de cocção por calor seco (com gordura). É cozinhar os alimentos rapidamente em fogo alto com um pouco de gordura e em movimentos constantes.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@adrianatenchini

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA: Imagem de Wow Phochiangrak por Pixabay

Deixe um comentário