Em Roma, a paixão pelas massas parece bater todos os recordes, e foi nesta cidade, segundo a opinião de seus habitantes, que surgiram criações de fama mundial como o spaghetti alla carbonara, os bavette alla carrettiera, os spaghetti all’amatriciana e os spaghetti alla putanesca. A cidade Eterna é cheia de contrastes, ricos e pobres vivem a poucos metros de distância. A paixão pela “pasta” é o elo que une todos, mas para os romanos menos abastados, a massa constitui um prato acessível, farto, saudável e, acima de tudo, saboroso.
Espaguete à Carbonara
Categoria: Guarnição/Acompanhamento, Prato principal
Especificação: Cozinha Internacional (Itália), Espaguete, Massa
Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes:
- 500 g de espaguete
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 200 g de bacon em cubinhos
- 3 dentes de alho picadinhos
- 1 cebola em cubos
- 4 ovos
- 2 gemas de ovos
- 100 g de queijo parmesão ralado
- Sal, q.b.[1]
- Pimenta do reino, q.b.
- Salsinha para finalizar
[1] Q.b. – quanto bastar.
Modo de Preparo:
Cozinhe o espaguete em bastante água com sal até ficarem al dente. Enquanto isso, doure o bacon no azeite até ficar crocante. Adicione a cebola e o alho, deixe dourar, apague o fogo e reserve.
Em uma bowl bata as gemas, os ovos, o queijo ralado, uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. Retire o espaguete da água quente, colocando direto na panela com o bacon e salteie. Apague o fogo. Mexa bem.
Acrescente a mistura de ovos com o queijo misturando bem e de forma rápida, evitando que os ovos toquem o fundo da panela diretamente. Isso pode cozinhar os ovos deixando o Carbonara com aspecto de ovos mexidos. Salpique salsinha. Sirva imediatamente.

Dicas:
O espaguete à Carbonara não é macarrão com bacon e ovos mexidos. Os ingredientes do molho (ovos batidos) devem ser misturados antecipadamente e fora do fogo. Ele será aquecido somente com o calor da massa cozida.
Segredo: Para que os ovos fiquem grudados na massa, junte o espaguete no centro da panela, apague o fogo, jogue o molho (ovos batidos) por cima do macarrão e fique mexendo.
Esta receita foi testada previamente e faz parte do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).
Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@adrianatenchini
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Receitas
- Acompanhamento / Guarnição
- Arroz e Feijão: Juntos ou Separados
- Aves
- Batatas
- Bebidas
- Bolos e Torras Doces
- Café da Manhã e Lanches
- Carnes
- Comida de Boteco e Petiscos
- Cozinha Brasileira
- Cozinha Internacional
- Entradas
- Farofas, Panquecas e Ovos
- Fundos Caldos e Sopas
- Massas
- Molhos Quentes e Frios
- Momentos Especiais
- Patês, Purês e Afins
- Peixes e Frutos do Mar
- Pizzas, Suflês e Tortas Salgadas
- Prato Principal
- Queijos e Leites Vegetais
- Saladas e Molhos Especiais
- Salgadinhos e Docinhos
- Sanduíches, Pães e Cia
- Sem Lactose
- Sobremesas
- Vegetariana / Vegana
Alface Amor Amor Além do Tempo Arroz Berinjela Camarão Ceia Cenoura Coimbra Comida da vovó Conceitos e Teorias Cozinha Brasileira Cozinha Internacional Editora sete autores Encanto Espiritualidade Farofa Gastronomia História da alimentação História da gastronomia Itália Lançamento Lombo Menu Natalino Molhos Pate Patês Petisco Poesia Portugal Psicografia Páginas Perdidas Quaresma Receitas Receitas reveillon Romance mediúnico Saladas Sem Lactose Sobremesas Sobremesas sem lactose Tomate Vegana Vegetariana Vídeos Youtube

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
Siga as minhas redes sociais.