Frango com Quiabo

Prato típico de Minas Gerais. A mesa mineira é sempre muito bem servida e recheada com diversos pratos tradicionais. O cardápio mineiro é marcado pela grande diversidade de sabores irresistíveis e entre eles temos o delicioso Frango com Quiabo. A origem do prato remete ao século XIX em um período no qual o estado estava com dificuldades em trazer alimentos dos grandes centros urbanos da época – Rio de Janeiro e Bahia. A iguaria se popularizou em todo o estado e é sempre servida acompanhada do tradicional Angu à Mineira.

Variação: Frango com Quiabo e Ora-pro-nóbis. O Ora-pro-nóbis é uma Panc (Planta Alimentícia Não Convencional), altamente nutritiva e muito saborosa. A hortaliça é muito popular no estado de Minas Gerais

Frango com Quiabo

Categoria: Prato Principal

Especificação: Aves, Frango, Cozinha Brasileira (Mineira)

Rendimento: 8 porções

Tempo de Preparo: 1 hora e meia

Dificuldade: Facil

Imagem Adriana Tenchini

Ingredientes:

  • 8 unidades de coxa ou sobrecoxa
  • 1 colher (café) de cominho
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 2 limões, suco
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
  • 1 cebola, brunoise
  • ½ alho poró, brunoise
  • 4 dentes de alho, brunoise
  • 500 g de quiabo
  • Sal, a gosto
  • Salsinha, a gosto

Modo de Preparo:

Retire a pele do frango. Em um recipiente misture o cominho, o colorau, o suco dos limões e o sal. Passe a mistura no frango e deixe marinar na geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Em uma panela, aqueça o óleo e sele bem o frango, pingando a marinada até ficar bem dourado. Acrescente a cebola, o alho poró e os dentes de alho. Refogue por alguns minutos, até a cebola ficar transparente. Cubra com água e cozinhe até o frango ficar macio.

Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho. Pique em pedaços e reserve. Quando o frango estiver cozido, acrescente o quiabo, acerte o sal e tampe a panela. Deixe cozinhar por mais 2 minutinhos e adicione a salsinha. Sirva com arroz e angu à mineira

Dicas:

1. Marinar é deixar as carnes, aves ou pescados de molho em líquido adicionado de aromáticos, por determinado tempo, com o objetivo de agregar sabor e, muitas vezes, alterar a textura. Geralmente a marinada é composta de um meio ácido (vinho, vinagre, limão etc.) e aromáticos (mirepoix, ervas e especiarias).

2. Selar é deixar dourar a carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para “selar” (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento.

3. Refogar é o método de cocção por calor combinado e consiste em fritar o alimento em pouca gordura (selar) e terminar no vapor que dele se desprende, cozinhando em fogo brando e panela tampada ou semi tampada.

Variação:

Frango com Quiabo e Ora-pro-nóbis. Incluir a hortaliça quando adicionar o quiabo.

Imagem Adriana Tenchini

Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA: Imagem de Adriana Tenchini

Deixe um comentário