Nigiri Sushi

Nigiri Sushi

O nigiri (ou niguiri) é um sushi moldado à mão, a partir de um bolinho de arroz – Arroz de sushi – e uma cobertura. Esta cobertura pode ser uma capa fina de peixe (salmão, atum ou peixe branco), camarão, polvo, kani kama, vegetais, frutas ou outros ingredientes que a sua imaginação desejar. Os nigiris não levam nori (folha de alga) ou podem ser confeccionados com uma fita estreita de nori prendendo a base à cobertura.

Para preparar o sushi é necessária uma tigela de água com fatias de limão (para molhar as pontas dos dedos). Sirva acompanhado de Gary (conserva de gengibre), Sunomono (conserva de pepino), Molho Tarê, Molho de Soja e Wasabi. Para enfeitar os pratos pode utilizar pepino japonês em lâminas, cenoura ralada, beterraba ralada, nabo ralado, acelga em chiffonade, alface, cebolinha, salsa crespa.

Categoria: Acompanhamento/Guarnição, Entradas, Prato Principal

Especificação: Cozinha Internacional, Cozinha Japonesa, Peixes, Frutos do Mar, Vegetais e Frutas

Tempo de Preparo: 5 minutos

Rendimento: uma porção

Dificuldade: Fácil

Ingredientes:

  • 50 gramas de arroz de sushi, cozido
  • 5 gramas de peixe (salmão, atum ou peixe branco) ou camarão ou polvo ou kani kama
  • Tiras de alga nori com 1 a 2 cm de largura (se necessário)

Modo de Preparo:

Enrolar o arroz com as mãos, moldando o nigiri. Colocar sobre o sushi o ingrediente de sua preferência. Se necessário contornar uma tira de alga nori prendendo por baixo.

Dicas:

1. Manter sempre à mão, uma tigela com água, vinagre e fatia de limão, ou só água, para manter as mãos úmidas, para enrolar o sushi.

2. Nigiri de Peixe – corte os peixes (salmão, atum ou peixe branco) em lâminas finas.

3. Nigiri de Camarão – utilize camarões médios. Tire a cabeça dos camarões, finque um palito em cada um, no sentido do comprimento do corpo, pela cabeça. Ferva água com sal e cozinhe os camarões durante um minuto. Retire os palitos e a casca, deixando a cauda. Abra os camarões pela parte inferior com uma faca e retire os intestinos na parte dorsal.

4. Nigiri de Polvo – de preferência utilize os tentáculos de polvo fresco. Leve ao fogo médio, em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir os tentáculos. Cozinhe por 20 minutos.

5. Nigiri de Kani – corte ao meio no sentido do comprimento do kani.

6. Outros ingredientes – corte na forma que melhor se ajuste ao nigiri.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA: Imagem de Jumi Kang por Pixabay

Deixe um comentário