Natal
O Natal, dia 25 de dezembro, é uma das datas festivas mais importantes do cristianismo. Neste dia, as pessoas comemoram o nascimento de Jesus Cristo que aconteceu em Belém, na Palestina – atual Cisjordânia –, no ano 1 d.C. O ciclo do Natal é celebrado por 12 dias, do dia 25 de dezembro até o dia 06 de janeiro, período em que os três reis magos – Baltazar, Gaspar e Melchior – levaram para chegar à Belém.
Segundo historiadores, o Natal teve origem em festas pagãs que aconteciam na antiguidade e datam de 7 mil anos antes de Cristo. No dia 25 de dezembro, os romanos celebravam o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte. A partir desse período, os dias se tornavam cada vez maiores até o auge do verão. Era costume realizar grandes festas para a garantia da fertilidade e para comemorar o “renascimento” do Sol.
Este culto ao Sol era associado diretamente à Mitra, deusa persa que era muito popular nas terras romanas. “O ponto inicial dessa comemoração eram os sacrifícios ao deus. Enquanto isso, dentro das casas, todos se felicitavam, comiam e trocavam presentes”. (BEARD, NORTH apud MINAMI, VERSIGNASSI, 2006)[1]
E por que o dia 25 de dezembro passou a ser comemorado como o dia de nascimento de Jesus?
Acredita-se que a data foi convencionada pelo papa Júlio I (337-352). O primeiro documento escrito que consta o Natal em 25 de dezembro é do ano de 354 d.C. Segundo historiadores, essa escolha foi para enfraquecer a celebração pagã dos romanos. A festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). A palavra latina Natalis é derivada do verbo nãscor (nascer). Em 539 d.C., o dia 25 de dezembro foi declarado feriado nacional pelo Imperador Justiniano.
Para os não cristãos, o Natal é uma festa que passa a mensagem de união e amor ao próximo. É comum, na noite do dia 24 de dezembro, os familiares e amigos se reunirem para a ceia de Natal, não importando se são cristãos ou não.
Finalizado a história, vamos para a etapa seguinte. Aqui postarei alguns MENUS com dicas de CEIA DE NATAL – Entrada, Prato Principal e Sobremesa. Não precisa ser nada complicado. Existem várias receitas simples e saborosas para atender a todo tipo de comensal. E para aqueles que não consomem carnes, incluirei também MENU VEGETARIANO.
Espero que gostem!
[1] MINAMI, Thiago; VERSIGNASSI, Alexandre. A verdadeira história do Natal. Super Interessante. Publicado em 30 de novembro de 2006 às 22h no site Super Abril. Acesso em: 30/11/21, 14h05.
Assine meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Receitas
- Acompanhamento / Guarnição
- Alimentação: Base da Vida
- Almoço e Jantar
- Arroz e Feijão: Juntos ou Separados
- Aves
- Batatas
- Bebidas
- Bolinhos, Biscoitos e Cookies
- Bolos, Tortas Doces e Cia
- Café da Manhã e Lanches
- Caldas, Coberturas e Recheios Doce
- Caldos, Sopas e Cremes
- Carnes Vermelhas
- Ceia de Natal
- Ceia de Réveillon
- Comida de Boteco
- Conceitos e Teorias de Gastronomia
- Confraternizações
- Cozinha Brasileira
- Cozinha Internacional
- Couvert e Antepastos
- Dicas de Cozinha
- Dicas – Momentos Especiais
- Docinhos, Bombons e Balas
- Entradas
- Ervas Aromáticas, Temperos e Marinadas
- Farofas, Panquecas e Ovos
- Geleias, Compotas e Doces de Frutas
- Ingredientes
- Laticínios e Proteínas Vegetais
- Massas Secas, Frescas e Recheadas
- Molhos Quentes e Frios
- Momentos Especiais
- Pães e Pãezinhos
- Panificação e Confeitaria
- Pavês, Pudins, Cremes e Sorvetes
- Peixes e Frutos do Mar
- Prato Principal
- Purês, Patês e Afins
- Queijos e Outros Laticínios
- Saladas
- Salgadinhos e Petiscos
- Sanduíches
- Sem Glúten
- Sem Lactose
- Sobremesas Clássicas e Contemporâneas
- Tortas Salgadas, Empadões e Quiches
- Vegana
- Vegetais e Cogumelos
- Vegetariana
- Vídeos
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design, web design, terapia holística, esoterismo e outros. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou das Receitas? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
Siga as minhas redes sociais.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Daniel Neves. “História do Natal”; Brasil Escola. Acesso em 30/11/21, 14h05. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/historia-natal.htm.
MINAMI, Thiago; VERSIGNASSI, Alexandre. A verdadeira história do Natal. Super Interessante. Publicado em 30 de novembro de 2006 às 22h no site Super Abril. Acesso em 30/11/21, 14h05. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/a-verdadeira-historia-do-natal/
SILVA, Daniel Neves. “Natal”, Mundo Educação. Acesso em 30/11/21, 14h05. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/natal-1



